10 novembro 2011

axadrezado


“A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezasseis peças com diferentes formatos e características. O objectivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e tácticas para se atingir este objectivo, muito embora, na prática, ele não seja um facto muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.”
Source: Wikipedia

source: obviousmag.org


O xadrez, ele próprio, surge como forma de desambiguação. Esse, por seu turno, pode referir-se a coisas a mais. Quando há coisas a mais, surgem confusões. E quando não se sabe ser coeso com o que vai por dentro, faz-se como as tartarugas e enfia-se a cabeça – dita a coisa racional do ser – na carapaça – que é um courato duro que nem pedra.

(Tive um cão que deu cabo de duas tartarugas enormes.)

Voltas e mais voltas, o xadrez, a desambiguação e a mania de que a cabeça escondida é racional, são elementos que fazem parte de um caixilho nada arrumado e que se pinta a cinza-escuro e talvez azul-marinho. É o mar zangado, o mar revolto, que permite o desabrimento de um espancar sempre na mesmíssima clave, sempre com o mesmíssimo dedo, até que, quando se olha, está decepado. Mas os que olham, nesta etapa, já nem sabem o próprio nome.

Conclui-se, balbúrdia e vacuidade do alcance de um aprazer, adormecer, resfolegar com genica e bem fundo.

A mim, tudo isto, me desalenta. E ponto final.

2 comentários:

  1. e ele dizia, temos que ser mais pro activos, percebe?
    e eu fazia um esforço para não reagir! será que ele sabe o que é ser pro activo??!!, ou ouviu essa palavra e acha que tal como os óculos espelhados e o cabelo espetado como o Timtim, lhe dá um ar mais fashion?!! coll ou xpto????

    E então?

    escrevi-te carta no dia em que nasceste e desejei que fosses a Menina mais feliz do mundo!

    ResponderEliminar
  2. tens de continuar! tens de voltar!! tens mesmo!!! é imperativo Paula :)

    Não, não sou a Menina mais feliz do Mundo, mas ando lá perto! tenho mto amor a minha volta!!! e eu, em breve, vou escrever para ti.

    ResponderEliminar