12 janeiro 2012

recém chegada à casa nova trazida por mãos que cresceram

preciosidade pessoal e auxílio da procura do... tempo.


Tenho um livro, pequeno, que se intitula de “A minha máquina de Escrever”. Tenho, finalmente, a minha máquina de escrever. Preciso de repor a fita e de limpar os prateados. Tenho a escrita na ponta dos dedos ou no vai e vem da minha mão direita. Redijo em qualquer lado e de qualquer forma, com ou menos tempo. As dimensões são resultado da deliberação e o ímpeto basilar faz de vento nas velas dilectas que escolho elevar. Ou as que deixo repousar-me ao nível dos joelhos. Uma delas é claramente o Novo Acordo Ortográfico. Refiro-me a ele com letras maiúsculas no início de cada palavra, como diz no Office ™. Sinto-o tão distinto que tenho de o eleger como um notável incógnito famoso, ao qual querem que me renda sem, no entanto, me terem perguntado se eu queria. Rebeldias à parte, pois deixo esses apontamentos para outras andanças minhas. Acervo uma data de folhas escritas, ofertando-as livre e espontaneamente. Não deixam de ser minhas.

Às vezes, sei que me expulso do que é pretenso nesta história de ter um blogue. Mas eu sinto que não tenho um blogue. Escrevo num. Partilho ideias, minhas por certo, dando-as a ler, recebendo, por vezes, delação dos sentidos que apurei com as palavras. Jamais tenho recatos disfarçados. É o que sinto. É a expressão livre, mas que esconde a minha antiga máquina de escrever, herdada do meu pai, que a herdou de não sei quem. Não foi do meu avô, por que ele escreve à mão e ainda tem a mesma letra de sempre. Nesse jogo de quem encobre a máquina envelhecida, meia emperrada, defino e declaro que diário de bordo ou confessionários condescendentes não são realidades que use. Distribuo as minhas letras, sentido que se procuram conclusões. Essas. As que serão sempre e infinitamente diferentes. Por mais que o tempo passe, escorrendo dos meus dedos às teclas que calco constantemente.

Só há uma razão. Bem vistas as coisas. E a minha leva sempre o mesmo veio gravado.

Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário